Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Usina Atena, deu início ao Projeto Semeando, onde promoveu atividades com crianças das escolas municipais de Rancharia a Martinópolis. As atividades com os alunos foram realizadas nos dias 21 e 28 setembro em decorrência das condições climáticas.
O projeto teve como objetivo a inclusão dos alunos das escolas municipais com as práticas ambientais que são desenvolvidas no setor sucroalcooleiro, mantendo o equilíbrio do clima, protegendo as matas, a qualidade do ar e um solo saudável. Além de conscientizar e ensinar as crianças sobre as questões ambientais. Nesse ato, participaram do evento alunos Escola Municipal Dona Miloca e seus respectivos coordenadores, representantes do Meio Ambiente da Cidade de Rancharia o Gerente Administrativo, Renato Barros e a Engª Ambiental Caroline Mello.
Teve como início a distribuição de 294 mudas nativas para os alunos do ensino municipal nas dependências da escola no dia 21, em seguida o professor de educação ambiental da cidade de Rancharia, Marcos Passos, palestrou explicando às crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Ele ressaltou que a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. E ainda, que as diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida no planeta Terra, porque aumentam a umidade do ar, através da evapotranspiração, evitam erosões graças ao enraizamento no solo, produzem oxigênio pelo processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecessem sombra e abrigo para algumas espécies de animais. Durante o bate papo houve bastante interação, agitação e questionamentos.
Dentre as espécies nativas distribuídas estavam exemplares de Ipê Branco, Ipê Roxo, Ipê Rosa, Ipê Tabaco, Dedaleiro, Paineira, Ingá Açu e Sandra d’água.
Já no dia 28 de setembro, a Usina Atena recebeu cerca de 100 alunos do 4º ano das escolas municipais de Rancharia e Martinópolis, para concluir o Projeto Semeando, com a finalidade o plantio de mudas nativas, visando a inclusão das crianças nos processos de proteção ao meio ambiente e a preocupação com as questões ambientais do planeta.
De acordo com o depoimento da aluna Ana Laura, 10 anos, foi uma atividade diferente e proporcionou novas formas de aprendizagem. “É a primeira vez que entrei no viveiro de uma usina, espero voltar daqui um tempo para ver se meu Ipê Roxo, que plantei já cresceu!”, relata a aluna.
Nessa oportunidade visitaram o viveiro de mudas mantido pela Usina Atena, onde o professor de educação ambiental Marcos Passos, iniciou uma conversa com os alunos participantes, foi passada a palavra ao superintendente da Usina Atena, Sr. Cassio Paggiaro que demonstrou a satisfação da empresa em receber as crianças. Ocorreu que um dos colaboradores da empresa veio prestigiar a presença de sua filha no seu local de trabalho.
Após a visita ao viveiro os alunos se direcionaram ao refeitório para um lanche, antes de seguirem para as áreas do plantio das mudas. O sentimento que ficou é que o evento trouxe às crianças a curiosidade, o aprendizado e a missão de cuidar do meio ambiente e aos adultos a esperança nos pequenos cidadãos!
Segue abaixo Fotos do evento: